Ícone do site Brasilia Fervendo Notícias

Com 100 anos de história, conheça a Citroën

Fernando Siqueira Carvalho

Fernando Siqueira Carvalho

Para algumas empresas, chegar aos 100 anos é para poucos, inclusive para empresas do setor automotivo. Fernando Siqueira Carvalho comenta que a Citroen foi a última a entrar no grupo das centenárias. Entre os centenários estão outros grandes nomes, incluindo Mercedes-Benz, Ford, Chevrolet, Fiat, Alfa Romeo, Peugeot e Renault.

Há 100 anos, em Paris, o engenheiro André Citroën, graduado pelo mais famoso colégio de engenharia da França, a Escola Politécnica de Paris, fundou a marca com o mesmo nome. O 10 HP Type A foi o primeiro carro do fabricante de automóveis. Ele foi desenvolvido com base no sedã Ford T, dos Estados Unidos, com a intenção de ter baixo preço de custo. A característica do carro eram as engrenagens com dentes em formato de V, com um funcionamento mais suave, silencioso e eficiente na transmissão de força. Foi justamente essa invenção que se tornou, posteriormente, o logotipo da marca. Além disso, Fernando Siqueira Carvalho explica que a empresa foi a primeira na Europa a construir carros em linha de produção baseadas no modelo fordiano.

Período de Guerras: Durante a Primeira Guerra Mundial, o criador começou a produzir armamentos em conjunto com outros industriais franceses. E, com o fim do conflito, aproveitou parte das instalações para iniciar sua nova empreitada. Os anos 1940 foram quase perdidos devido à Segunda Guerra Mundial, mas com a criação de um dos modelos mais icônicos da França, o 2CV, a marca foi salva. Um grande sucesso o colocou em produção entre 1948 e 1990 e vendeu 3.868.634 veículos. Os anos 2000 trouxe mais um campeão de vendas: o C3, o queridinho do Brasil na época. Em oito anos, 2.250.150 carros de primeira geração foram vendidos. Até hoje, os produtos de segunda geração ainda são comercializados. Fernando Siqueira Carvalho diz que na década atual, a Citroën apresentou algumas novidades, entre elas variações do C4, como o Cactus, um SUV, o Lounge, na carroceria sedã, e o Picasso, como um monovolume.

Sair da versão mobile