Fernando Siqueira Carvalho é um apaixonado pelo mundo automotivo. Nutrindo essa paixão desde criança, principalmente, pelos modelos de carros antigos, conta à nossa redação sobre o maravilhoso Escort XR3, sucesso nacional entre os anos 80 e 90, ainda move paixões ao redor do país, pelos colecionadores e apaixonados por carros, assim como o empresário Fernando.
Como dito, o carro foi um sucesso nacional. Lançado na década de 80, mais precisamente no ano de 1983, o veículo de cara foi um triunfo, tornando a comercialização do automóvel em um sucesso comercial e de vendas, sendo assim, exemplifica-se a notoriedade e proeminência do modelo no território nacional.
A XR3 era uma linha esportiva do Escort, ou seja, era um carro veloz e potente das versões apresentadas, fala Fernando Siqueira Carvalho. Além disso, compunha uma excelente trajetória da marca no país, sendo um dos carros mais presentes nas ruas da cidade. Seguindo um visual arrojado e moderno, assim como na Europa, o carro seguia um design inovador e propício para grandes mudanças, possuía rodas de liga leve, teto solar e os bancos esportivos chamavam a atenção por onde passasse.
Ao longo dos anos, o Escort XR3 foi ganhando novas atualizações e versões mais modernas, impulsionando e promovendo seu sistema que já era muito bom. A marca foi desenvolvendo e aprimorando tanto a parte externa como a parte interna, faróis retangulares e o aumento de três cavalos no motor são exemplos claros dessas melhorias, comenta Fernando Siqueira Carvalho. O que impulsionou ainda mais o sucesso e as vendas do carro.
Vale ressaltar que após um acordo entre a Ford e a Volkswagen, o Escort XR3 agora recebia um motor da marca (conhecida por produzir os melhores motores do mundo), o motor AP de 99 cavalos, dessa maneira, o modelo atingiu mais uma vez se ápice de conforto e qualidade, tornando se um dos melhores carros para se comprar, na época.
Após isso, o modelo recebeu mais uma versão da linha, contudo, em 1996 foi seu último ano, fechando um ciclo de vitórias e ascensão, tendo em vista a chegada de outro clássico, no Brasil, o Ford Fiesta. Dessa maneira, sua produção foi transferida para a Argentina, contudo, até os dias de hoje é possível ver modelos e versões do modelo pelas ruas da cidade, avulta Fernando Siqueira Carvalho.