Ícone do site Brasilia Fervendo Notícias

O que é hematúria? Entenda mais

Kidney disease concept. 3d illustration

A hematúria é a presença de sangue na urina, podendo ser macroscópica ou microscópica que são os tipos principais, afirma o Dr Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico especialista em urologia. O aparecimento e desenvolvimento de outras doenças podem ocasionar o surgimento da hematúria, o mais comum é a presença de sangue na urina ser sintoma de uma infecção na urina.

Além de serem ocasionadas por outras doenças, geralmente que envolvem o trato urinário, as hematúrias podem ocorrer por outros fatores que não estão relacionados às patologias, como o uso de certos medicamentos e a menstruação, porém ocorrem, costumeiramente, por conta de doenças, sendo a mais comum infecção no trato urinário, como a cistite, prostatite e a uretrite. Vale ressaltar que há variação nas causas a depender da faixa etária.

Como citado anteriormente, as hematúrias podem ser macroscópica ou microscópica, ou seja, visíveis a olho nu e não visíveis. Dessa forma, para casos em que não é possível saber de prontidão acerca do sangue expelido na urina, somente em exames laboratoriais é possível identificar essa perda, por isso ratifica-se a importância de realizar exames clínicos de forma periódica, fala o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

Há outros critérios de avaliação para essa condição. Febre alta, sintomas relacionados a quadros infecciosos, configuram-se como hematúrias persistentes/transitórias. Sendo este o caso de um quadro clínico rapidamente solucionado, pois em se tratando de hematúrias recorrentes, 50% dos casos são facilmente resolvidos e desaparecem.

Há também a classificação que diz respeito à presença ou não de sintomas, sendo sintomática e assintomática, respectivamente. Além de isoladas e associadas que é quando não há a presença de outros sintomas além da hematúria e quando há, respectivamente. Desta forma, faz-se necessário a realização de exames para descobrir as causas da hematúria, bem como o alinhamento de tratamento, ressalta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo.

Sair da versão mobile