Para Marcio Alaor de Araujo, oferecer soluções financeiras digitais é o grande papel das fintechs no mundo. Se você é amante de conteúdos financeiros e gosta de estar por dentro de tudo o que acontece nesse universo, este artigo é para você! Aqui, o empresário explica tudo o que você precisa saber sobre esse grande mundo dentro do universo das finanças.
Para quem não sabe, uma fintech nada mais é do que uma empresa que utiliza da tecnologia para deixar seus serviços financeiros mais facilitados, transparentes e, certamente, acessíveis. Na prática, Marcio Alaor de Araujo explica que uma fintech é aquela empresa que alia seus serviços financeiros à tecnologia, área importante para todas as outras no mundo, atualmente.
Se você está com dificuldade de visualizar um fintech, Marcio Alaor de Araujo exemplifica: em algum momento, seja numa ida ao mercado, ida ao trabalho, no metrô ou simplesmente sentado na sala assistindo à televisão, você deve ter se deparado com o anúncio ou comercial de algum cartão de débito e crédito sem grandes burocracias, ou ainda, com convites para abrir uma conta bancárias sem dificuldades, não é mesmo?
Pois é, as empresas que oferecem esses serviços extremamente facilitados são cada vez mais comuns no mercado. Desse modo, Marcio Alaor de Araujo comenta que engana-se quem acredita (geralmente os mais velhos), que tratam-se de serviços suspeitos por serem facilitados demais. A maioria dessas empresas são sérias e muito bem reconhecidas no mercado, como é o caso do Nubank e do PicPay, por exemplo.
Além disso, Marcio Alaor de Araujo comenta que apesar de uma fintech oferecer serviços financeiros digitais, ela é diferente de bancos e corretoras. Isso porque, ao contrário dessas instituições tradicionais, uma fintech possui a tecnologia em foco. Em outras palavras, a tecnologia não trata-se apenas de um apoio aos seus serviços e produtos, pelo contrário: ela é o principal meio para oferecimento dos mesmos.
Por fim, o empresário comenta que essas empresas são muito mais atrativas para os jovens, afinal, ir até um banco tem se tornado algo do passado e será uma prática totalmente extinta em poucos anos, à medida que a população for ficando mais digital, é claro. Por isso, Marcio Alaor de Araujo acredita que abrir conta em uma dessas empresas e usufruir de seus produtos e serviços agora, é um ótimo caminho para ir se adaptando.