Em poucas palavras, pode-se dizer que tecnologias sustentáveis são espécies de ferramentas que promovem a sustentabilidade, explica o empresário Marcio Alario Esteves, empreendedor de sucesso, entende a importância de se adequar às novas tecnologias e tendências do mercado para a sobrevivência e crescimento de um negócio.
Sendo assim, a partir da premissa levantada logo acima, fica evidente a importância da tecnologia e de práticas sustentáveis nos dias atuais. O empresário Marcio Alario Esteves comenta que adotar práticas sustentáveis é uma forma de proteger o meio ambiente e conservar os recursos naturais.
Um exemplo claro dessa implementação é a adição de assinaturas eletrônicas. Hoje não é preciso emitir centenas de papéis para documentos, a um simples clique é possível assinar documentos importantes e cela contratos milionários, narra Marcio Alario Esteves. Além disso, até no campo da medicina essa tecnologia teve sucesso, é o caso dos prontuários médicos eletrônicos.
Em se tratando de documentos no meio digital, a tecnologia promoveu um grande avanço no que tange à armazenagem, desse modo, é possível guardar de forma segura milhares de documentos, sem a necessidade de num espaço físico que poupe espaço em um escritório e cause uma espécie de obsolescência nas atividades do trabalho.
O empresário Marcio Alario Esteves ainda ressalta o aumento e desenvolvimento de fontes de energia renovável e sua ampla disseminação em residências e, sobretudo, empresas. Marcio Alario explica que os custos de manutenção e de materiais de consumo em uma companhia são largos, desse modo, adotar medidas sustentáveis e econômicas configura em um ótimo custo-benefício para o empresário.
Além disso, Marcio Alario Esteves da ênfase nos software de tecnologia organizacional dentro de uma empresa que promove otimização no trabalho e a emissão de ordens de serviço de forma rápida e sem a necessidade de mais papéis.
O empresário Márcio Alario Esteves ainda relembra que dentro das organizações, práticas como levar a própria garrafa para reduzir o uso de copos plásticos, bem como realizar hortas comunitárias em terraços e realizar o descarte de materiais no local correto são ações que vem sendo amplamente difundidas e que vem promovendo boas práticas de sustentabilidade dentro das companhias.