O rim está localizado abaixo da caixa torácica, na região posterior do abdômen. É um órgão regulador importante no corpo humano, alega o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, pois possui funções de filtragem e regulagem, como veremos a seguir. Formado por duas partes, rim direito e esquerdo, e possuindo formato de feijão, os rins desempenham um papel importantíssimo no indivíduo.
Os rins, pesando por volta de 150g cada, são glândulas avermelhadas com formato de feijão. Além do mais, levando em consideração a anatomia corporal, o rim direito está um pouco abaixo do esquerdo pela presença do fígado. Estão cobertos por uma cápsula renal, composta de tecido fibroso e por uma camada espessa de gordura, onde estão protegidos.
Os rins são considerados filtros do organismo, bem como importantes excretores, pois filtram o sangue e expelem substâncias indesejadas do corpo humano, explana o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Dessa forma, são responsáveis por regular a presença de sais minerais presentes, como sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio etc.; sendo assim, mantém o equilíbrio hídrico e osmótico no metabolismo. Além disso, filtram o sangue, tendo em vista que excretam substâncias nocivas do corpo humano por meio da urina, tais como a ureia, ácido úrico e amônia.
Ademais, os rins auxiliam na produção de hemoglobina: proteína responsável pelo transporte de oxigênio no corpo humano e pela saída de gás carbônico. Esta proteína também é responsável pela coloração vermelha do sangue. Dessa forma, fica evidente a importância que os rins possuem para com o bom funcionamento do corpo humano, ressalta o médico.
O rim possui pequenas estruturas intituladas néfrons, tais estruturas estão presentes de forma abundante em cada rim, onde pesquisas sugerem haver entre 600 a 800 mil néfrons em cada um, outras sugerem haver mais de 1 milhão de néfrons, reitera o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo.
Os néfrons são chamados de unidade funcional do rim, conforme todo o papel que desempenham, pois são responsáveis por eliminar resíduos contidos no sangue, atuando também no processo de produção da urina, mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico do metabolismo e até mesmo regulando a pressão arterial.