Noticias

Saiba o que causa a hiperplasia prostática

A hiperplasia prostática, também conhecida como HBP, é um aumento da próstata que surge – frequentemente – entre homens após os 50 anos de idade. O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que normalmente os sintomas surgem apresentando alguns problemas para urinar e a diminuição do jato da micção, que passa a ficar bem mais fraco.

É possível, de acordo com Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, iniciar um tratamento apenas com o uso de medicamentos orais, no entanto, quando não há melhora, a cirurgia é recomendada para evitar complicações.

Entre os sintomas mais comuns, estão:

  • vontade de urinar frequentemente;
  • dificuldade para iniciar a micção;
  • jato de urina fraco e com pausas.

Por mais que na maioria dos casos o problema se apresente apenas após os 50 anos de idade, ele tende a evoluir e se agravar, proporcionando, também, explica Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o aumento da próstata, que causa compressão na uretra, afetando, desta forma, todo o sistema urinário.

É de suma importância, assim que notado os sintomas, consultar um médico urologista para identificar a causa das alterações e iniciar um tratamento adequado.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que não há uma causa específica para o aumento da próstata , porém, pesquisas levam  crer que a hiperplasia prostática seja causada por conta do gradual crescimento da glândula durante o envelhecimento natural do ser humano. No geral está sujeito a esse problema, principalmente:

  • homens com mais de 50 anos;
  • homens que possuem histórico da doença na família;
  • indivíduos com diabetes e doenças cardíacas.

O tratamento, por sua vez, pode ser iniciado por meio de remédios e terapias minimamente invasivas, porém, quando não há resultados, a próstata deve ser removida por meio da cirurgia.

Mantenha seus exames em dia e consulte-se com um profissional na área. Acesse o site e agende sua consulta na Clinica Urologica Dr Marco Antonio Fortes Ltda: http://marcofortes.med.br/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo