Você sabe como funciona um motor 1.3 de um veículo? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte explica que quando nos referimos à cilindrada do motor, estamos falando do volume da mistura combustível mais ar em litro que o motor é capaz de movimentar para mover os seus pistões. Pensando nisso e na importância de conhecer a influência desse fator nos carros, trouxemos esse artigo explicando como funcionam os carros com motores 1.3.
Entendendo melhor o conceito de cilindrada
Muitos acreditam que quanto maior a cilindrada, maior será a potência do motor. Todavia, como explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, é interessante termos ciência de que nem sempre um moto com mais cilindrada será mais potente, assim como um motor com grande potência também pode não ter o melhor desempenho. Então, potência e cilindrada tratam-se de conceitos distintos.
Enquanto que a cilindrada remete a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro de um recipiente no motor, chamado de cilindro, a potência diz respeito a medida por cavalos valor (cv), referindo-se à velocidade final que um motor atinge. Sendo assim,a cilindrada remete a capacidade do motor de queimar combustível a cada uma das rotações. Mas, então, como funcionam os carros com motores 1.3?
Carros com motores 1.3
Desse modo, se um motor possui 1300 cilindradas, ele é capaz de processar um volume de 1,3 litros de gás combustível a cada movimento dos pistões — sendo encontrado em carros 1.3, ou ainda, carros com motores 1.3. Entretanto, como entende Joni Ricardo Fernandes Duarte, não devemos inferir que um carro 2.0 seja mais potente que um carro 1.3, pois a potência é determinada por diversos outros fatores.
Sendo assim, devemos entender a cilindrada como apenas um dos fatores que influenciam na potência de um carro. Caso você não saiba, o número de rotações do motor afeta a potência, assim como as turbinas e intercoolers, usados para evitar que o motor superaqueça. Vale pontuar, que até mesmo os materiais usados no motor impactam diretamente nos cavalos de potência.
Como considera o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, os motores de três cilindros 1.0, assim como os quatro-cilindros 1.3 foram projetados nas fabricantes que pertenciam à FCA, sendo assim considerados modulares. Nesse contexto, em ambos os motores o volume de cilindro será sempre 333 cm³, respectivamente: 999 cm³ para o carro 1.0 e 1332 cm³ para o carro 1.3.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a cilindrada e os carros de motores 1.3, consegue compreender a importância desse conhecimento ao adquirir um automóvel? Saiba ainda que os motores de quatro cilindros funcionam como se cada par de pistões jogassem o motor para cima e os outros dois para baixo, neutralizando as forças. Assim, como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, os motores de quatro cilindros são considerados mais suaves.