Ícone do site Brasilia Fervendo Notícias

Você sabe como funciona o helicóptero?

Fernando Siqueira Carvalho

Fernando Siqueira Carvalho

O voo da máquina é um verdadeiro prodígio aerodinâmico, que é o resultado de uma complexa combinação de forças de equilíbrio. Fernando Siqueira Carvalho explica que seu suporte vem da asa, e quando a asa se inclina contra o fluxo de ar, ela gera força para cima. Os helicópteros nada mais são do que aviões com asas móveis – chamadas de rotores – mas, ao contrário dos aviões, os helicópteros possuem muitos movimentos, podendo voar para os lados ou até para trás.

Fazer com que esse tipo de manobra tenha sucesso não é tarefa fácil, pois a tendência natural dos impulsos (os chamados torque) causados ​​pela rotação da hélice fará com que o helicóptero gire como um pião. É por isso que existe uma segunda hélice que gira verticalmente e produz forças laterais, equilibrando o rotor de cauda enquanto a hélice gira. Porém, para que tudo isso seja possível, o piloto tem três comandos base:

Para operação normal, cíclico, coletivo e pedais são completamente dependentes da rotação do rotor principal – ao invés da velocidade de deslocamento do helicóptero como o estabilizador. Existem hastes de controle e cabos entre o dispositivo de controle da cabine e a haste de força.

Sair da versão mobile