O vinho de sobremesa combina bem com doces e salgados, formando um forte contraste. Em pratos salgados, o vinho doce pode reduzir a acidez, o amargor e o sal dos alimentos. Marco Antonio Carbonari comenta que ao contrário do que muita gente pode pensar, é totalmente possível, além de uma experiência deliciosa, harmonizar doce com vinho.
Então, para os fãs de doce, a sobremesa é sempre a hora da refeição mais esperada. Se você escolher a bebida que o acompanha de acordo com determinados critérios, poderá potencializar essa experiência, ou até mesmo torná-la melhor. Neste caso, o vinho pode ser um excelente parceiro para equilibrar sabores, misturar diferentes tonalidades e tornar este momento ainda mais agradável.
Marco Antonio Carbonari explica que para harmonizar doces e sobremesas é importante considerar o teor de açúcares da receita, ou seja, o vinho deve ser sempre mais doce que a sobremesa, porém, o gosto não deve sobressair a do prato, a intenção é manter o equilíbrio com vinhos com a mesma doçura.
Para cada tipo de sobremesa é indicado um vinho, confira as sugestões:
- com chocolate: para brownies, mousses e tortas de chocolate, a escolha ideal é comprar vinhos com sabores que chamam a atenção. Portanto, o vinho do Porto é um bom segredo, pois compete com o sabor marcante e com os altos níveis de gordura do chocolate.
- com frutas: para saladas de frutas, tortas e caldas, pode apostar em vinhos leves, com o mesmo teor de açúcar ou com notas cítricas parecidas. Marco Antonio Carbonari diz que assim os sabores de ambos se destacam.
com leite e ovos: pudim, manjares e pudins tem uma textura macia e um toque suave. Portanto, deve ser consumido com vinhos de colheita tardia, como o late harvest, pois esses vinhos respeitam a textura e doçura da comida.