As uvas são capazes de elaborar bebidas extremamente singulares e originais, e hoje Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria – localizada no Vale do Baú em São Paulo -, nos apresentou mais uma variedade. Trata-se da casta Grenache, uma uva cheia de personalidade.
A Grenache é uma das mais cultivadas do mundo, amadas pelo seu sabor e aroma. Marco Antonio Carbonari revela que sua origem da uva é incerta, porém, estima-se que tenha surgido no século 12 no norte da Espanha. O primeiro registro da casta é de 1513, do tempo em que a uva ainda era chamada de Aragones.
Ela é chamada de Grenache por conta de sua similaridade com outra uva da região, porém ambas não possuem nenhuma relação. Marco Antonio Carbonari informa que a uva ganhou muita popularidade nas regiões do mediteraneo, sendo muito produzida ainda no norte e nordeste da Espanha e, atualmente, também nos Estados Unidos e na Austrália.
Marco Antonio Carbonari conta que a uva possui uma coloração violeta e cachos grandes, produzindo vinhos de coloração violeta brilhante, de corpo médio e similares (com a aparência) da Carménère. Em relação ao teor alcoólico, Marco Antonio Carbonari revela que tende a ser alto, chegando a passar 15%. Seu sabor tem notas de frutas vermelhas e negras e, quando envelhecido, ganha aromas de frutas secas, chocolate, couro e até baunilha.
Para harmonizar a uva Grenache, Marco Antonio Carbonari recomenda pratos abundantes em condimentos, como por exemplo a culinária indiana. Carnes grelhadas também causam efeito positivo, assim como queijos como cheddar e gouda.
Se você quer saber mais sobre o universo dos vinhos, Marco Antonio Carbonari te convida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, onde você vivenciará uma experiência inesquecível. Acesse o site e saiba mais: www.villasantamaria.com.br/.
Agende sua visita no WhatsApp: (12) 9 9649-2728.