Você provavelmente já deve ter ouvido o ditado “se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia”. O advogado e administrador Hertes Ufei Hassegawa acredita que, apesar de parecer pejorativo, fazer dos conselhos a sua profissão pode ser um ótimo negócio. Para quem não conhece, é interessante saber que a profissão de conselheiro é uma das mais interessantes para quem é experiente no mercado. Continue lendo para saber mais sobre!
Fazendo dos conselhos uma profissão
O advogado e executivo Hertes Ufei Hassegawa, que também é conselheiro, acredita que nos últimos anos muitos profissionais passaram a se interessar pela atuação como conselheiro dentro de empresas pequenas e, especialmente, de grande porte. Essa é uma importante profissão que tem como principal objetivo auxiliar e guiar os administradores e empresários nas decisões relativas ao crescimento e desenvolvimento das empresas.
Funções exercidas na área
Apesar de parecer simples, gerir uma empresa e tomar decisões que interferem no funcionamento produtivo do negócio são tarefas extremamente importantes e que podem levar ao sucesso ou até mesmo à falência das empresas. Nesse sentido, a atuação de um profissional que tenha vasta experiência no mercado e que possa aconselhar nos momentos de tomada de decisões é essencial para o crescimento das empresas.
Passos importantes para se tornar um conselheiro
Assim como em todas as outras profissões, para que você consiga atuar como um conselheiro, é muito importante que você desenvolva habilidades e trilhar alguns caminhos que são interessantes para o desenvolvimento de um bom trabalho. De acordo com o conselheiro Hertes Ufei Hassegawa, o ideal é ter uma boa experiência no mercado e confiança para atuar na área.
Experiência do profissional
Um dos pontos mais importantes antes de se tornar um conselheiro é possuir uma boa experiência profissional. Segundo o administrador e executivo Hertes Ufei Hassegawa, o ideal para entrar na carreira de conselheiro é já ter vivido por experiências que possam te auxiliar na hora de aconselhar sobre assuntos financeiros e administrativos. Essas experiências irão influenciar na tomada de boas decisões.
Rede de contatos
Outro ponto muito importante e que o conselheiro Hertes Ufei Hassegawa acredita ser muito interessante de ficar atento é manter uma rede de contatos interessante para que as oportunidades do mercado apareçam para você. Até porque, nesse campo de atuação profissional, grande parte das contratações são feitas a partir de indicações dentro do mundo empresarial.
Habilidades específicas
Por fim, o conselheiro e administrador Hertes Ufei Hassegawa acredita que para trabalhar nessa área é muito importante que você desenvolva algumas habilidades específicas que possibilitam a realização de um bom trabalho no setor. Algumas dessas habilidades são o desenvolvimento do pensamento estratégico, a escuta ativa e atenção aos processos. Dessa maneira, é possível exercer a função de forma satisfatória.