Imagem meramente ilustrativa
Novas Diretrizes do Brasil no Caminho para o Futuro: Mudanças em Educação e Constituição
A Exposição Constituinte do Brasil Possível, uma mostra criada pela artista Mariana Luiza, está presente nas ruas da cidade, trazendo consigo um olhar alternativo sobre a história brasileira. A exposição busca provocar os visitantes a repensarem o Brasil que poderia ter sido se os povos negros e originários tivessem participado do processo constitucional após a abolição da escravatura.
A mostra apresenta uma visão de um Brasil alternativo, onde as diretrizes atuais seriam diferentes. Entre elas, está a proposta de escolas gratuitas para todos, com a transformação completa do sistema educacional. Isso inclui a revisão curricular obrigatória e a substituição das narrativas coloniais pelos saberes afro-brasileiros e indígenas em todos os níveis escolares. Essa ideia não está presente na Constituição Brasileira de 1988 ou em qualquer versão anterior.
A exposição também apresenta outras diretrizes que poderiam ter sido adotadas, se o processo constitucional tivesse contado com a participação efetiva dos povos negros e originários. Entre elas, está a garantia de direitos sociais básicos, como saúde, educação e habitação, para todos os cidadãos. Além disso, a exposição apresenta uma visão de um Brasil que valoriza a diversidade cultural e é capaz de promover a igualdade entre as diferentes etnias.
A Exposição Constituinte do Brasil Possível também busca questionar a forma como o Brasil foi constituído. A mostra apresenta uma crítica à forma como a história brasileira foi escrita, destacando a falta de representação dos povos negros e originários nesse processo. Além disso, a exposição destaca a importância da participação popular na construção da Constituição, destacando que a história do Brasil poderia ter sido diferente se os povos negros e originários tivessem participado efetivamente do processo.
A mostra é um convite para repensar o Brasil de um outro ponto. A exposição busca provocar os visitantes a questionarem as diretrizes atuais e a buscar uma nova forma de entender o Brasil. Ao final da exposição, os visitantes são convidados a refletir sobre o que poderia ter sido se o processo constitucional tivesse contado com a participação efetiva dos povos negros e originários. A Exposição Constituinte do Brasil Possível é um olhar alternativo sobre a história brasileira, apresentando uma visão de um Brasil que valoriza a diversidade cultural e promove a igualdade entre as diferentes etnias.