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O home office deve ter a tecnologia como aliada

A forma de trabalhar em casa – mais conhecida como Home Office – , já se tornou uma realidade para muitos profissionais de diversas áreas. Rafael Libman explicou que essa nova forma cresceu ainda mais durante a pandemia.

Mudanças no comportamento das pessoas e desenvolvimento tecnológico contínuo permitiram que o home office se fundisse e se tornasse uma alternativa viável para o mercado de trabalho. No entanto, a relação entre tecnologia e produtividade tem uma linha muito tênue entre eficiência e procrastinação.

Inicialmente, as pessoas falavam muito sobre os benefícios de um home office, como não perder mais tempo no ir e vir da empresa, ficar mais tempo com a família, flexibilidade no horário de trabalho, etc. Porém, com o passar do tempo, algumas coisas mudaram. Primeiro, porque a realidade de cada um é única. Rafael Libman diz que depois de alguns meses pareceu normal trabalhar de pijama, sentar em um sofá ou em um lugar com cadeiras inadequadas, mas chega uma hora em que as costas começarem a doer, então a preguiça parece ocorrer com mais frequência e as crianças começam a precisar de mais atenção. 

Por outro lado, é importante que a tecnologia também seja usada como meio de formular uma estratégia que visa alcançar a felicidade dos funcionários da empresa e o cuidado com a saúde mental dos funcionários no escritório em casa e na nova realidade mundial. A boa notícia é que a Internet e as várias soluções tecnológicas descobertas hoje responderam e resolveram todas essas questões. Além disso, de acordo com a Lei nº 13.467/2017, quando o teletrabalho ganha sua inclusão na CLT, o conceito torna-se mais real, viável e mais fácil de procurar e conseguir recursos se necessário.

Rafael Libman faz uma listinha de aplicativos e softwares que tornam o home office possível. Veja algumas opções:

  • Discord: software de comuniação de equipes
  • Evernote: bloco de notas universal;
  • Zoom: para videoconferência com até 25 pessoas;
  • G Suite: armazenamento de arquivos na nuvem;
  • Dropbox: armazenamento e sincronização de arquivos;
  • Trello: gestão de projetos e distribuição de atividades.

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