Os Routemasters certamente estão entre os ônibus mais famosos do mundo. Fernando Siqueira Carvalho diz que os ônibus de dois andares vermelhos de Londres são conhecidos até por quem nunca foi à capital inglesa.
Em 1850, as “carruagens de dois andares” começaram a viajar pela cidade (sim, dois andares puxados por cavalos), antes da invenção do automóvel. As carruagens carregavam em média vinte e quatro pessoas por vez. Porém, o primeiro ônibus motorizado surgiu em 1902, todavia as carruagens perduraram até 25 de outubro de 1911.
Fernando Siqueira Carvalho diz que o famoso Routemaster foi fabricado entre 1954 e 1968. O modelo foi um projeto da autoridade de transporte de Londres, a London Transport Executive – LTE. O veículo que se tornou um dos ícones dos transportes mundiais foi produzido para ser leve e de operação eficiente.
Porém, sempre que falamos da capital britânica, geralmente as pessoas imaginam que esse tipo de ônibus é o que se encontra atualmente nas ruas das cidades. No entanto, a verdade é que os Routemasters estão fora de linha. Atualmente, circula uma versão aprimorada lançada em Londres com algumas alterações para garantir o conforto, segurança e acessibilidade do usuário.
Você sabia que um dos casos mais representativos é o de Jânio Quadros, prefeito de São Paulo que queria fazer ônibus iguais para a cidade? Em 8 de setembro de 1987, sob intervenção direta de Jânio, a CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos – colocou em produção o primeiro lote de 11 ônibus urbanos de dois andares fabricados no Brasil. Fernando Siqueira Carvalho conta que em 1988, mais 26 unidades do mesmo modelo foram instaladas na frota, que operou em tanto em São Paulo, como em Osasco, Recife e Goiânia.