Para a bispa Fernanda Hernandes Rasmussen, da igreja evangélica Renascer em Cristo, uma das grandes vantagens em viver em um país democrático, é a liberdade de celebração da fé de todas as religiões. Nesse sentido, você já sabia que em nosso país existe o dia do evangélico? É isso mesmo! Para saber mais sobre essa data, continue lendo este artigo e conheça mais sobre a história da data.
O dia do evangélico
De acordo com a bispa Fernanda Hernandes Rasmussen, a Lei de número 12.328, do dia 15 de setembro de 2010, tem por objetivo homenagear aqueles que seguem essa vertente cristã que, a cada dia, conquista números ainda mais expressivos em nosso país. O que é considerado uma grande vitória para os líderes da religião, que buscam por mais fiéis em todo o país.
Além disso, de acordo com o IBGE 86,6% pessoas no Brasil, se denominam cristãs e desse número, 22,2% se consideram evangélicos. A bispa Fernanda Hernandes Rasmussen explica que a região Norte é a parte do país que conta com o maior número de cristãos protestantes, tendo o estado de Rondônia como precursor desse número tão expressivo.
Quando é o dia do evangélico?
Segundo a bispa Fernanda Hernandes Rasmussen, o dia é comemorado em diferentes datas, a depender da região. No dia 30 de novembro, é o dia dos moradores de Brasília comemorarem a data, já no dia 18 de junho é o dia dos protestantes que moram em Rondônia, enquanto em outras cidades como Cuiabá, a homenagem acontece no dia 31 de agosto.
Como é comemorado o dia do evangélico?
A bispa Fernanda Hernandes Rasmussen nos explica que essa data é comemorada de diferentes maneiras. Algumas igrejas fazem cultos especiais, com muito louvor e convidados. Outras igrejas fazem passeatas nas ruas com ministrações e música, ainda existem aquelas que preferem eventos mais fechados. Tudo depende do pastor ou bispo da instituição em questão.
A importância de um país democrático
A bispa Fernanda Hernandes Rasmussen considera que é de suma importância falarmos sobre o papel da democracia em um país, pois, sem ela, não existiriam datas como essas para que cada um pudesse comemorar e expressar a fé de maneira livre, sem restrições como acontece em diversos países. Por esse motivo, devemos ser gratos por vivermos em uma nação sem perseguição religiosa.
Comemore em 2023
Se você ainda não conhecia essa data, não deixe de pesquisar o dia de comemoração em sua cidade ou estado, e comece a planejar uma grande festa esse ano juntamente com seus irmãos em Cristo. Afinal, estamos falando de uma data de comunhão entre nós, logo, não devemos desperdiçá-la, assim, sempre cultivaremos união e amor ao nosso próximo independente de denominação.